menino na janela trem

Fim de semana – passeio de trem pela Espanha


menino na janela tremfoto de majomilanas no Flickr

Com o feriado prolongado aqui no Brasil achei tempo para publicar todos os dias, mas as matérias fazem juz a preguiça de um feriadão, pouco elaboradas, pouca pesquisa e muita diversão. O video abaixo, que recebi por email, é uma propaganda da rede estatal RENFE – Rede Ferroviaria de Ferrocarriles Espanhola – de seu trem de alta velocidade que liga Madrid à Barcelona. A frota AVE – Alta Velocidade, formada por trens Alstom – com 24 trens, Talgo Bombadier – com 16 trens, Siemens 103 com 26 carros (estes os comprados mais recentemente) que chegam à 300 km/hora, liga as duas cidades em apenas 3 horas.

AVE siemensSérie 103 da Siemens

foto de Fuen446 José Francisco no Flickr

veja o video e boa viagem:

e se quiser uma seleção de fotos (algumas belíssimas) dos trens da Renfe visite esse site: The World’s Best Photos of renfe on Flickr

e veja aqui o post sobre o Trem Bala Japonês

3 comentários sobre “Fim de semana – passeio de trem pela Espanha

  1. Prezados Senhores: Estamos questionando esse projeto do trem de alta velocidade o TAV – que o governo está querendo implantar no Brasil, o fato de ser um percurso de apenas 511 km – entre SP – RJ – um trajeto relativamente curto para a velocidade proposta de 300 km/ph – o porque de se ter 10 estações pelo caminho – isto é , a cada 51 km – o trem estará parando se fizermos um calculo simples veremos que jamais este trem vai desenvolver tal velocidade, pois terá uma parada a cada 10 minutos , já que faz 5 km/por minuto. Então poderia se implantar o trem convencional que o custo é muito , muito menor…….

  2. O nosso governo está querendo implantar o TAV – Trem de Alta Velocidade – ligando SP-RJ num trajeto de 511 km – entretanto vão colocar 10 estações no caminho – obrigando uma parada a cada 10 minutos – Esse trem jamais desenvolverá 300 km/ph tendo que parar a cada estação – Existe algum especialista na area para poder dar uma explicação a respeito desse projeto brasileiro? – Tanto que a passagem será mais cara que avião – e levará mais tempo de viagem – qual a vantagem do trem?

  3. E pensar que o Brasil tinha tudo para ter desenvolvido seu sistema de transportes baseado na ferrovia……Para um país com grandes dimensões sería maravilhoso! Então vamos viajar com a RENFE! abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s