abode-009

Arquitetura Contemporânea – O conjunto habitacional Abode, em Harlow, Inglaterra


Harlow é uma cidade nova inglesa, projetada nos anos 50 dentro dos canônes modernistas ingleses, uma mistura da cidade jardim com a cidade funcional.Um novo bairro foi criado em Harlow – New Hall, um assentamento planejado para receber 6.000 pessoas, com diversos usos: moradias, escritórios, lojas, escolas, equipamentos comunitários e de lazer. O partido para o projeto urbano considerou que deveria ser criado uma pequena reprodução de uma cidade, usando muitos aspectos do plano diretor original de Harlow. O centro do projeto foi a crença que um bom projeto é vital para se chegar a um bom ambiente urbano, no que isso significa de cidadania e civilidade.

uma vista de New Hall, com suas soluções variadas

Foto de chris p bacon no panoramio

Com 110 hectares, o plano de massas destinou 40% do terreno para habitação e usos de recreação, e isso levou a necessidade de que o empreendimento trabalhasse com densidades superiores a média usada na Inglaterra. Então o projeto das edificações teve que ser muito cuidadoso, para que se garantisse a qualidade do ambiente. O terreno foi dividido em parcelas que tinham capacidade para abrigar 100 moradias construídas em lotes individuais, e diferentes arquitetos foram contratados para projetar cada parcela.

trecho do empreendimento ainda em construção em Maio de 2009

foto de chris p. bacon no panoramio

Foi numa dessas parcelas que os arquitetos do escritório inglês Proctor e Mattheus, propôs em 2003 um conjunto de edifícios de 3 andares, um projeto como veremos, muito preocupado com o ambiente urbano, com o entorno de casas isoladas de New Hall. Mesclando excepcional projeto de edificação e de urbanismo com uma abordagem de sustentabilidade ambiental, foi descrito por John Prescott (ex-primeiro ministro trabalhista do País de Gales) como “um modelo de comunidade que precisamos construir”, e combina bom senso com um volume enxuto de edifício residencial.

O conjunto Abode

outra vista da fachada do conjunto Abode

foto de Tim Crocker

vejam a preocupação com o ambiente urbano, neste projeto da calçada

As novas moradias, com uma fachada extremamente modulada, com varandas, telas e balcões, reconstrói a idéia da moradia coletiva num país, onde a variedade, a surpresa, o pinturesco são levados muito a sério. São 82 moradias, desde moradias de 1 quarto de 57m², até casas de 5 quartos com 101m². Elas foram comercializadas por valores que foram de 180 mil a 430 mil libras esterlinas em 2003. (292 mil a 698 mil dólares)

inserção do conjunto Abode nas quadras

um apartamento de 2 dormitórios – planta baixa

um apartamento de três dormitórios – plantas baixas

mais 2 tipos de apartamentos – à direita o de 1 dormitório – esse conjunto você pode ver na foto abaixo

veja o detalhe da caixa de escada com janelas irregulares

Elas são uma 2ª fase de um empreendimento que pretende construir 2.800 moradias. O desenho urbano procurou fazer com que as moradias ficassem bem próximas umas das outras, tentando representar a alta densidade de um centro urbano de uma vila. As casas rodeiam espaços comunitários abertos. O sentimento de se estar numa zona residencial é criado pelas ruas e calçadas, que unem todas esses espaços num mesmo nível.

Projetado para ser repleto de soluções variadas, os edifícios usam formas, detalhes, materiais e cores bem diferentes. A forma é contudo simples, com ênfase na qualidade, na luz e no espaço.

duas vistas do fundo do conjunto – veja o contraste de materiais, cores, volumes

outra vista da área dos fundos

detalhe dos telhados

O conjunto é realmente um exemplo de um ótimo projeto. Esse projeto foi premiado pelo RIBA – Royal Institute of British Architects. Para ler o catálogo do projeto escrito pelos arquitetos, baixe o arquivo em pdf clicando aqui

4 comentários sobre “Arquitetura Contemporânea – O conjunto habitacional Abode, em Harlow, Inglaterra

  1. Pingback: Conjunto de Edifícios Contemporâneo em Harlow na Inglaterra | maisArquitetura

  2. Ola Cecillia, como vai?
    Estou apresentado um seminário de Habitação coletiva contemporânea, sobre a Inglaterra e tive a felicidade de encontrar seu artigo nas minas pesquisas, artigo esse todo traduzido com link´s sobre o projeto, obrigado pelas dicas. Fui aluno da Claudia Oliveira que fala um oi no Blog.
    Abraços
    Arq. Fábio Pires

  3. Obrigada Cláudia! Um ótimo Natal para você também e que em 2010 você e o teu blog continuem brilhando. Abraços. ;-)

  4. Ola Cecília! Muito boa a postagem sobre o conjunto de Harlow. Fiquei curiosa em conhecer mais sobre esta cidade/município. Dá a impressão pela imagem aérea que o conjunto esta na zona rural! aproveito a data para desejar-lhe boas festas e um novo ano cheio de novas reportagens arquitetônicas! :-)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s