YerbaBuenaLofts107-620x465

Arquitetura Contemporânea em San Francisco, California, EUA


Yerba Buena Loft – Foto de Tim Griffith

Projetado pelo escritório Natoma Architects, sob a direção do arquiteto Stanley Saitowitz, o Yerba Buena Lofts é um projeto de 2002  localizado numa área em processo de revitalização, a poucas quadras do Museu de Arte Moderna de San Francisco.

O projeto já recebeu vários prêmios, o Prêmio por Excelência de Projeto, do Instituto Americano de Arquitetos, em 2003.  O terreno faz frente para as ruas Polsom e Shipley, no meio da quadra entre as Ruas 4 e 5. O edifício possui 200 apartamentos tipo loft, área de estacionamento e área comercial no térreo.

vista das sacadas e das bay-windows

Com uma casca de concreto, e bay-windows alternadas com sacadas, o edifício recria em sua fachada uma tipologia familiar de São Francisco, combinando de forma inusitada as características das áreas comerciais da São Francisco Sul com o uso residencial.

As janelas e as sacadas cortam a fachada por dois pavimentos, mostrando o arranjo da planta com mezanino, chamado também de loft. A longa fachada para a Rua Folson é dividida em três zonas por duas reentrâncias, sendo que a colocada a leste dá acesso ao hall de entrada. 4 andares de estacionamento são flanqueadas em ambas as ruas por 2 andares (duplos) de lofts criam a idéia de que o edifício possui 4 andares, tornando-o semelhante aos edifícios antigos galpões industriais existentes nessa área de São Francisco.

Já mais acima, na Folson, pelo caimento do terreno, existem 6 andares de lofts de dois pavimentos e neste trecho, na fachada da Shipley, a fachada cria uma espécie de muro com um andar de lofts ao fundo.

Vista para a Rua Shipley – observe o “quintal” dos lofts

Todas as unidades tem pé-direito duplo e um espaço externo privativo, o que garante uma solução espacial interessante. Cozinhas, banheiros escadas e áreas para depósito compactos aumentam o espaço livre desses lofts, convidando os moradores a personalizar suas moradias. Numa área urbana tão densa, o pequeno espaço da residência acaba sendo ampliado por seu volume generoso. O Yerba Buena Building segue a tradição dos edifícios industriais que eram transformados em lofts nos Estados Unidos.

vista do bairro com o conjunto ao fundo

outra vista do conjunto – veja as reentrâncias, que na verdade são os andares de garagem

a maquete do edifício

uma vista da fachada

Foto de George Canciani

vista da fachada – entrada do conjunto

observe o espaço comercial no térreo

vista da sala a partir da cozinha

Foto de George Canciani

detalhe da escada de acesso ao mezanino

Foto de George Canciani

detalhe da janela – vista interna

Foto de George Canciani

vista do “quintal”

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s